Manutenção câmbio automatizadoO câmbio automatizado, ou semiautomático, ou até mesmo câmbio robotizado é um tipo de transmissão disponível em alguns veículos que utilizam um sistema de computadores e sensores que executam a troca de marchas de um carro. Esse sistema foi projetado com um simples objetivo: oferecer a esperada dirigibilidade e o conforto que todo motorista espera ao sentar no banco de um veículo e dirigir a passeio ou a trabalho.

Diferentemente do câmbio automático – que utiliza engrenagens epicicloidais –, o câmbio automatizado é similar ao manual, com cada engrenagem representando uma marcha. O câmbio automatizado também utiliza um pequeno equipamento controlado de maneira eletrônica para comandar a embreagem, enquanto o câmbio automático utiliza o conversor de torque no lugar do disco de embreagem.

São diversas as diferenças que nem sempre são percebidas pelo motorista que, muitas vezes, é apenas um apaixonado por dirigir, e não necessariamente entende a fundo da parte técnica do negócio. Em contrapartida, muitos conseguem sentir no próprio volante que o passar das marchas é diferente, percebendo uma mudança de performance entre os câmbios.

VANTAGENS DO CÂMBIO ROBOTIZADO

As vantagens do câmbio automatizado são variadas, passando pelo baixíssimo custo de fabricação e também pela comodidade do motorista poder alternar entre os modos para diminuir o desgaste dos pneus. Já as desvantagens, basicamente se permeiam pela pane que se dá caso o sistema eletrônico se apague.

CÂMBIOS SEMIAUTOMÁTICOS PRECISAM DE MANUTENÇÃO

Seja o câmbio do seu cliente automático ou automatizado, a verdade é que ele precisa de manutenção. A transmissão automática do veículo dele necessita de revisões constantes e reparos a fim de que não comprometam a qualidade da dirigibilidade e do funcionamento das outras peças do carro.

É nessas horas que você deve ser parceiro e apresentar a Educar, que com mais de 25 anos de experiência no setor de transmissões automáticas, está preparada para atender seu cliente da melhor forma possível, garantindo satisfação total e evitando dores de cabeça com câmbios quebrados em horas inoportunas.

Então engate a marcha junto aos clientes e esteja preparado para a manutenção do câmbio semiautomático, ou automatizado... ok, câmbio robotizado.