A Volkswagen criou o câmbio DSG (Direct Shift Gearbox) em 2004, e apostou no Golf R32 como teste para a caixa de câmbio com mudanças de marchas direta que combina os melhores pontos dos câmbios automáticos e manual. O resultado era um câmbio de alta eficiência, conforto e esportividade.
Solicite uma cotação para: Reparos no câmbio do Volkswagen, Reset do cambio DSG no Volkswagen, Recalibração da transmissão DSG do Volkswagen, Reprogramação do cambio DSG do Volkswagen, Reset da memória do câmbio do Volkswagen, Remap do Volkswagen, Scanner e Calibragem do Câmbio do Volkswagen ou Mecatrônica do cambio DSG do Volkswagen.
Os automatizados de segunda geração, como foram apelidados, não demoraram muito para apresentar problemas como lentidão na troca de marcha das primeiras transmissões automatizadas. O fato se deve ao desenvolvimento de uma embreagem dupla, sendo que cada uma está ligada a um mecanismo próprio de embreagem. Um “câmbio” controla as marchas ímpares, e outro controla as marchas pares.
Embora seja uma embreagem dupla, a transmissão decepcionou por não apresentar a eficiência que prometia, apresentando um comportamento duvidoso no trânsito das grandes cidades. O câmbio automática DSG Volkswagen Passat e o câmbio DSG Volkswagen Touran, por exemplo, eram dois dos que apareciam com frequência na lista de reclamações.
RECALL NÃO É SUFUCIENTE, TRAGA SEU VEÍCULO NA EDUCAR
Não à toa, a Volkswagen teve que convocar os proprietários de veículos com câmbio DSG para um recall, em 2013. Na época, o problema era apresentado no óleo sintético equivocado que provocava um grave curto-circuito em todo o dispositivo do câmbio. O problema foi solucionado com a troca do óleo sintético pelo mineral.
Outro problema frequente nas caixas de câmbio DSG Volkswagen é na caixa do acumulador, que obtinha sintomas como perda de potência e sinais de alerta o tempo todo no painel. O vazamento de óleo também era comum, fazendo com que o sistema perdesse pressão e falhasse na troca de marchas, danificando inclusive outras peças do sistema.
A vedação, aliás, é um problema crônico dos câmbios DSG, aceite. Já na programação do câmbio, a perda era comum, deixando o sistema desorientado e fazendo com que a troca de marchas acontecesse em rotações incorretas, elevando o consumo de combustível e prejudicando não apenas o carro, mas o seu bolso.
REPARO E MECATRÔNICA DO CÂMBIO DSG VOLKSWAGEN
Com tantos problemas nos câmbios DSG Volkswagen, o conselho que podemos dar é que esteja sempre preparado para manutenções preventivas e corretivas, e conte sempre com a ajuda da Educar, que conta com mais de 25 anos de experiência no setor de transmissões automáticas, com equipe treinada e atualizada para atender os clientes da melhor forma possível.