Manutenção do cambio Dualogic

Entre diversos tipos de câmbio do setor automotivo, um dos mais polêmicos é o câmbio Dualogic (e o câmbio Dualogic Plus). Desenvolvido pela FPT – Powertrain Technologies, uma empresa do grupo Fiat, o câmbio foi lançado em 2008 na segunda geração do cobiçado Fiat Stilo, e assim permaneceu até o final de sua produção, em meados dos anos 2000.

O interessante é que, quando lançado – para substituir o Fiat Citymatic – o Dualogic foi sucesso de vendas, mas logo mostrou que precisava de reparos constantes e que seus defeitos eram recorrentes, como vazamento na parte interna do robô, solenoides, utilização de óleo do câmbio fora da especificação, conjunto do reservatório, acumulador de pressão danificado entre outros reparos mal feitos.

Além dos problemas citados, o câmbio Dualogic e o câmbio Dualogic Plus ficaram conhecidos pelos altos custos de manutenção e pelas difíceis soluções de problemas. Entre os carros que saíram de fábrica com o Dualogic estão o Uno, Siena, Palio, Strada, Punto, Stilo, Bravo, Fiat 500, Linea, Weekend e Idea.

MAS O QUE É O CÂMBIO DUALOGIC? O REPARO SAI CARO?

De um modo geral, o câmbio Dualogic trata-se de um câmbio tradicional, onde o comando manual agora é controlado por um central eletrônica que comanda a troca das marchas automaticamente e aciona a embreagem como se houvesse um pedal. Caso o motorista prefira mudar a marcha manualmente, há borboletas atrás do volante para que o controle passe a ser do piloto.

AFINAL, DUALOGIC VALE A PENA?

Se vale a pena ou não, tudo é questão de gosto. Como dissemos, existem diversos câmbios no mercado e seu cliente pode gostar ou não de determinada tecnologia. Da mesma forma que tem gente que prefere carros mecânicos, outros preferem carros automáticos e assim por diante.

O importante é estarmos sempre preparados para oferecer os melhores serviços de câmbio Dualogic manutenção ou reparo câmbio Dualogic. Então, se seu cliente tem um problema comum como o câmbio Dualogic não engata a marcha, corra para a Educar e conte com a expertise de quem entende de fato no assunto há mais de 25 anos.